🚀 Para quê serve?
A aba Disponibilidade é onde você define os dias e horários em que uma atividade estará disponível para reserva no sistema Paytour. Essa configuração é essencial para garantir que os clientes possam visualizar e agendar corretamente as atividades oferecidas.
🔧 Como usar?
No menu lateral esquerdo do cadastro de atividades, clique na opção "Disponibilidade".
Clicando nessa opção você será redirecionado para a seguinte tela:
Adicionar disponibilidades a uma atividade é um passo essencial para definir os dias e horários em que os clientes poderão reservar o serviço.
Na seção "Disponibilidades ativas", clique no botão azul "Adicionar disponibilidade". Caso seja a primeira vez que irá adicionar uma disponibilidade, pode ocorrer de as opções já estarem disponível e o clique não ser necessário;
Primeiramente, você terá que escolher um tipo de horário, que irá definir como será o cadastro dos dias e horários que a sua atividade ficará disponível.
O Tipo de Horário define em que período a atividade ocorrerá. As opções disponíveis são:
Dia inteiro: Indicado para atividades que acontecem ao longo de todo o dia. Ao utilizar esse tipo de horário, os clientes não poderão realizar compras no mesmo dia da atividade.
Faixa de horário: Para atividades com um horário específico de início e término, como das 09h às 15h. Nesse formato, o sistema automaticamente bloqueia as vendas na loja uma hora antes do horário inicial da atividade.
Horário fixo: Para atividades que possuem apenas um horário de início estimado, como iniciando às 09h, sem um horário exato de término.
Horário livre: Permite que o cliente escolha o horário em que deseja realizar a atividade. Essa opção é ideal para visitação de parques, vinícolas, museus, entre outros. Com esse tipo de horário, a reserva fica disponível para venda durante todo o dia.
Intervalo de dias: Para atividades que se estendem por mais de um dia, como excursões, viagens e pacotes turísticos.
Turno: Indicado para atividades realizadas durante um turno específico, como manhã, tarde ou noite.
⚠️ Atenção: Após cadastrar uma disponibilidade, o tipo de horário não poderá ser alterado.
Logo ao lado da opção do tipo de horário, você verá duas opções que onde poderá escolher a forma como você prefere cadastrar os horários.
A opção "Inserir por lote", serve para quando você cadastrar horários iguais entre os dias que você oferece as suas atividades. Por exemplo. Todos os dias, das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h.
Já na opção "Personalizado", serve para quando os horários das suas atividades não tem um horário igual todos os dias ou que possam depender de fatores externos para serem cadastrados, como por exemplo, as atividades que dependem da tábua de maré.
Seguindo o fluxo, chegamos na parte onde vamos selecionar o período e os dias da atividade.
No período, basta adicionar as datas no calendário, sendo a data de início e a data final.
Na atividade você pode selecionar as opções, como por exemplo, final de semana, dias úteis, personalizado ou até mesmo todos os dias. Essa ação tanto pode ser feita no campo de seleção, como nos blocos que remetem os dias da semana. Note que um campo influência outro, ou seja, quando você seleciona " Final de semana" os blocos de domingo e sábado ficaram como selecionados.
Horário da atividade e estoque
Essa será a última configuração necessária para adicionar sua disponibilidade, onde você precisará apenas adicionar o horário e o estoque que você disponibilizará.
Após tudo configurado, para confirmar suas configurações você precisar clicar em "Aplicar disponibilidade", assim você terá todos os parâmetros que você configurou prontos para serem salvos.
Por fim, basta clicar em salvar. Caso precise adicionar mais de uma classificação na atividade, você deve realizar o mesmo processo novamente.
Agora que já foi criada a disponibilidade, vamos entender como excluí-la quando precisar.
Na mesma mesma aba de disponibilidade você poderá ver que após você ter cadastrado a sua primeira atividade ela já estará visível na tela, assim como também já poderá ser excluída. Confira na imagem abaixo:
Ao clicar em " Excluir disponibilidade" surgirá uma aba semelhante a de adicionar disponibilidade, mas com a lógica inversa, de exclusão. Assim como mostra a imagem abaixo:
Para realizar a exclusão basta fazer os mesmos passos para adicionar, clicar em Excluir disponibilidade e clicar em salvar.