🚀 Para quê serve?
Nesta seção será possível configurar regras da aba de checkout (tela de pagamento) da sua loja.
👾 Exemplo de uso:
Para acessar o menu de configurações do checkout, siga este caminho: Configurações > Seção de Configurações Gerais > Regras. Ao entrar no menu de Regras, clique na aba "Checkout" localizada no lado esquerdo da tela.
🔧 Como usar?
Esta tela divide-se em dois blocos: "Checkout (Tela de Pagamento)", responsável por determinar se na venda será permitido o pagamento parcial (pagamento de sinal) e se a venda será feita ou não utilizando cartões de terceiros, e "Origem do Visitante", que possibilita saber com precisão a origem do seu público consumidor, coletando informações de CEP (Município) ou UF (Estado).
Bloco "Checkout" (Tela de Pagamento):
Permite pagamento parcial: Habilitando esta regra, no cadastro das atividades você poderá informar um percentual de valor de sinal que o cliente poderá pagar para garantir a reserva.
Prazo pagamento do saldo: Neste campo você conseguirá definir o prazo limite para o cliente pagar o saldo restante do valor da reserva. O cliente será notificado por e-mail com as informações para pagamento. Caso o valor não seja pago até a data limite, a reserva será cancelada, podendo ser:
No dia da atividade
Até 1 dia antes da atividade
Até 2 dias antes da atividade
Até 3 dias antes da atividade
Até 4 dias antes da atividade
Ate 5 dias antes da atividade
% do pagamento parcial: Neste campo você poderá definfir qual o percentual do valor da atividade o cliente deve pagar como sinal no momento da reserva.
O valor informado neste campo servirá de referência para cada atividade que você definir que pode ser pago um sinal, mas cada atividade poderá ter um percentual diferente (informado diretamente no cadastro da atividade).
Permitir reservas com cartão de terceiro: Esse campo configura a opção de aceitar ou não vendas com cartões de terceiros. A partir dele, você pode definir se compras com cartões de terceiros passarão por uma etapa adicional no processo de compra para fiscalização ou indicação. É importante salientar que, mesmo ao marcar "Não" nesse campo, o comprador ainda poderá utilizar o cartão de outra pessoa para realizar a compra. No entanto, ele estará sujeito a realizar uma ação no momento do check-in da atividade, conforme indicado por você, o lojista.
Por exemplo, de acordo com o texto de exemplo do sistema presente no campo abaixo (Mensagem de alerta do campo de cartão de crédito), caso o(a) comprador(a) compre com um cartão que não seja dele(a), ele(a) deverá apresentar o cartão de crédito utilizado na compra, assim como um documento com foto do titular do cartão, no momento do check-in da atividade.
Ao marcar a opção como "Sim", você permite que seus clientes usem cartões de terceiros sem que haja a orientação ou indicação de uma etapa de conferência ao usar um cartão de terceiros durante a compra. Esse recurso foi implementado para reduzir a incidência de golpes e fraudes nas reservas. Agora, o lojista pode parametrizar se aceita ou não, e caso não aceite, uma etapa de conferência para fins de segurança será adotada.
Mensagem de alerta do campo de cartão de crédito: A mensagem preenchida neste campo serão as instruções ou etapas de verificação às quais o(a) comprador(a) se submeterá ao fazer a compra com um cartão de terceiros. Caso você não queira utilizar a mensagem padrão do sistema, procure redigir um conjunto de instruções claras e objetivas para não deixar dúvidas para o seu comprador final.
Imagem de um checkout que aceita a compra através de cartões de terceiros;
Imagem de um checkout que não aceita a compra através de cartões de terceiros;
Vamos conferir agora mais detalhes sobre a seção: Origem do Visitante.
Confira abaixo mais detalhes sobre os campos de configurações presentes nesta seção:
Origem do Visitante: Nesta seção, você poderá segmentar se deseja capturar as informações demográficas dos seus clientes, podendo optar por Estado (UF), Município (CEP) ou por Não capturar. À primeira vista, essas informações serão armazenadas no sistema até o lançamento de um painel que servirá para consultá-las. Através desse painel, será possível interpretar os dados para obter análises como: Qual região do Brasil comprou mais a Atividade X dentro do intervalo de 30 dias? De qual cidade nordestina vem a maior parcela do meu público comprador? Qual estado do país possui o público que compra com maior antecedência na minha loja? E assim por diante.
A captura das informações não é obrigatória. No entanto, mesmo que o painel ainda não esteja disponível para consulta, a coleta de dados e insumos será retroativa, sendo armazenada no sistema desde já. Por isso, é muito interessante adotar essa prática, pois permite a obtenção de informações de mercado extremamente importantes para utilizar no seu negocio.
País de origem padrão: Por padrão, este campo vem preenchido com o Brasil como país de origem. No entanto, se a maior parte do seu público provém de outro país ao redor do mundo, é possível especificar esse país no campo para informar ao sistema sobre a origem dos seus clientes. Essa configuração auxilia o sistema a determinar se deve solicitar o CPF (para brasileiros) ou outro documento (para estrangeiros), como por exemplo o passaporte na hora da compra.
Coletar informação de origem: Este será o campo no qual você escolherá entre as seguintes opções: Não coletar informações demográficas dos clientes, Coletar apenas o dado de Município (CEP) do comprador ou coletar apenas o dado de Estado (UF) do seu cliente. De maneira prática, as principais vantagens de coletar esses dados incluem: entender de maneira mais clara a segmentação de mercado do seu público, fazer análises de tendências, melhorar a tomada de decisões do seu negócio com base em informações confiáveis e obter uma compreensão aprofundada do perfil do seu público consumidor.
💡 DICA
Lembre-se de que os dados demográficos são uma ferramenta poderosa para entender seu público e moldar suas ofertas de maneira eficaz. Por isso use e abuse dessa funcionalidade.